Para buscar o rejuvenescimento facial, é necessário entender o envelhecimento da face. Quais são as causas que levam a este aspecto indesejável que, muitas vezes,não é aceito pelas pessoas por adiarem que a aparência envelhecida não condiz com o estado de espírito ainda Jovem ou com a capacidade física e intelectual multo aguçada!
Além disso, como podemos prolongar o ar Jovial da face e como tratar os casos que a fase de envelhecimento ja esta Instalada!
Entendendo o envelhecimento:
- A partir dos 18 anos- Redução na produção de colágeno
A principio,é Importante saber que,a partir dos 18 anos de Idade,principalmente no sexo feminino, uma diminuição da quantidade de colágeno depositada na pele. Essa redução pode ser suportada através de suplemento nutricional rico em colágeno. Por exemplo, uma mulher de 55 quilos que almeja retardar o envelhecimento necessita Ingerir aproximadamente 60 gramas de colágeno por dia (cerca de 120 compridos de 500 miligramas ao mês). Assim, a Ingestão de apenas um a dois grama s de colágeno ao dia, como é recorrente, não proporcionará resultados satisfatórios condição deste depósito na pele, visto que a quantidade a ser ingerida deve ser bem maior. Por isso, quando a Ingestão de colágeno é Indicada, prescreve-se em forma de gelatina ou em pó de colágeno, em quantidades suficientes para que este depósito ocorra com eficiência.
E Importante ressaltar que a reposição de colágeno somente pode ser realizada em pacientes que possuem saúde plena. Isto é, pacientes que têm Insu ficiência renal ou hepática, por exemplo, não podem fazer uso dessa lngestao. O colágeno sempre deve ser u tilizado sob prescrição médica.
- A partir dos 28 anos·Queda do supercílio
Além da dlmlnulçaode deposito de colágeno na pele por volta dos 18 anosde Idade -que, na grande maioria daspessoas, nao é suprida a queda dessa substncla – dez anos apôs, com a chegada dos 28 anos, essa carência se repercutirá no posicionamento de algumas estruturas da face.
Mesmo aquela mulher que apresentava sobrancelhas mu lto ergu idas e com formato oval da órbita bem Jovial, normalmente,a parti r dos 28anosde Idade,começa a apresentar u ma queda no supercilio,prl nclpal mente em sua cauda. Na maioria das vezes,a queda é completa -desde a cabeça até a cauda do superemo -e,por Isso,a paciente nao nota esse declínio. Na concepçao da paciente, somente apareceu um excesso de pele na pálpebra supertor, o que nao é verdade; Isso porque a pele a maissurgiu em virtude da queda do superemo que não foi percebida .
Diante dessa análise Incorreta e por tudo que Já leram na mídia sobre cirurgia plástica, multas pacientes procuram apenas fazer u ma blefaroplastla (ciru rgia de correçãode pálpebra Outroargumento que utlllzam para se submeter apenasa essa cirurgia éofato deJá terem conhecido outras mulheres,ouaté mesmovisto as celebrtdades da TV,que possuem a pele do
rosto multo “esticada’, um resultado clnlrglco um tanto catastrófico; mulheres estas que foram vitimas de aplicações de produtos e de procedimentos cinlrglcos realizados por pessoas Inabilitadas.Esse grande receio faz com que a paciente fale ainda com mais ênfase ao seu médico que somente deseja retirar aquele excesso de pele, que é a única coisa que a Incomoda.E énesse momento quea paciente,com receio por tudo quejá viu, decreta o seu mau resultado clrôrglco.Isso porque ela não permite que o profissional a examine e atuecomodeverta nesse caso,reposicionando o superdllo e toda a regrao da órbita que foi deslocada.
- A partir dos 33 anos -#Bigode chinês# em evidência
Já em torno dos 33 a 35 anos de Idade,também ocorrerá uma queda no terço médio da face (maçil do rosto) e, com Isso, deixará um pouco mais evidente o sulco nasolablal, oque chamamos vulgarmente de bigode chinês. Na verdade, esse
sulco náo •afunda•, e si m há uma queda do tecido que estava acima dele. Ou seja, otecido desce e dobra-se sobre esse sulco,dando afalsa Idéia que este estaria maisprofundo.A causa dopronunciamento do •bigode chinês•é devidoa parte superior deste sulco estar mais ftáclda e calda.O preench imento desse sulco é,na grande maioria das vezes,Indevido e é
por Isso que os resultados sáo ruins.Mesmo assim,resolv se completar o preenchimento,oque leva a uma deformidade maior.
- A parti r dos 45 anos – Perda de brilh o e volu me dos lábios
Com a chegada dos 45 anos de Idade,os lábios também começam a perder obrtlho;muitos ainda náoperdem o volume, mas o brilho é perdido com relativa facilidade e muito precocemente.Para reverter esse quadro, os lábios sem brllho e volume devem ser revitalizados. A mlcroenxertla de tecido gorduroso é o melhor recurso para essa revitalização, pois proporciona um novo brilho e de110ll.’eo volume que esse lábio apresentava há alguns anos.
E Importante dizer que não se deve tentar dar aos lábios um volume multomaiordaquele que se tinha najuventude, e sim apenas devolver o volume que apresentava naquela época. Exceto nos casos em que a paciente JA apresentava lábios multo finos; nessas constatações,deve-se mudar o formato do lábio, e nãoapenas resgatar ovolume perdido.
- A parti r dos 50 anos – Reg ião cervical com prom etida
Outro pon to que deve ser analisado é a região cervical (parte da coluna vertebral que forma o pescoço).Quando esta apresenta envel hecimento, sempre há u ma grande quantidade de pele em excesso na região, que deve ser removida. Diante disso,quando há o comprometimento da região cervical -geralmente, Isso ocorre por volta dos 50 aos 55 anosde Idade -.deverao ser fei tas Incisões em torno da orel ha, que,a critério do cirurgião plástico, pode ser den tro, atrás ou na frente da orei ha, de acordo com cada tipo de pele e formato da face.
Além da remoçáo de pele da região cervical, também se faz necessário o tratamento das gorduras do su bmento (abaixo do queixo).Pacientes que apresentam sobrepeso, na grande maioria, têm uma quantidade de gordura excessiva nessa área, a qual deve ser llpoasplrada . Por vezes, essa gordura retirada é enxertada no queixo, a fim de promover u m rejuvenescimento na região,Já que passivei mente há um declln lo desse queixo em direção ao sentido Inferior da face.
Ai nda nessa regláo,determinados músculos também apresentam um afastamento (músculo platlsma). Esse afastamento
– que nós chamamos de bandas platlsmals – se apresentam dlnlcamente como se fossem dois cordões pendurados a
frente do pescoço, que devem ser descolados e completamente suturados ao melo. Com Isso, a paciente voltara apresentar aquele angulo entre opescoço e a face, proporcionand o um aspeao multo mais jOvlal a aparência.
Erros comuns no tratamento de rejuvenesci mento facial
Existem dois e<ros freqüentes em relação ao tratamento de rejuvenescimento fadai. O primeiro é quando a paciente submete-se apenas a blefaroplastla , retirando somente aquela fita de pele a mais da pálpebra.Destaca-se que a cirurgia de blefaroplastla Isolada não rejuvenesce ninguém . Na grande maioria das vezes, a paciente não consegue realizar uma
avallaçilo correta de si mesma, o que é multo comum porque nenhuma paciente é especialista em avaliação estética. AsSlm, essa paciente pode até gostar de ter retirado apenas aquele excesso de pele da pálpebra, porque não tem condições de perceber quesua sobrancelha ainda está calda e que sua órbita está rodada nosentido lateral e lnferlOr com um declrnlo Importante de todo osupercdlo, principalmentede sua cauda.
Em minha concepção médica, ostentando experiências há mais de 20 anos na especialidade, a blefaroplastla é uma ci rurgia que somente deve ser realizada Isoladamente em pacientes multo Idosos e que possuem uma grande quantidade de pele na pálpebra; pele esta que atrapalha a visão, como ao ler um livro, assistir a um filme ou ao olhar a longas distancias.Por Isso,a blefaroplastla é Indicada com objetivo multo mais corretivo do que estético.
Já o segundo erro do ttatamento de rejuvenescimento fadai refere-se ao preenchimento do sulco nasolabial, que,como já falamos,não esta mais “p<ofundo”,e sim está mais acentuado em vlnude da queda dostecidos acima dele.A opo por esse método Incorretojamais Irá tratar oenvelhecimento do terço médio da face e,multo menos,suspendê-lo.
Ao fazer o preenchimento do sulco nasolablal com uma substnda absorvfvel pelo organismo, posslbllltando a Intervenção adequada nessa face posteriormente, ainda é um caso perdoável.No entanto, aplicar mate<lals definitivos realmente deixara a paciente em piores condições de ser ttatada adequadamente mais tarde.
E é I sso que vemos constantemente. Em nossa experiência, temos retirado uma grande quantidade de polimetilmetacrllato (PMMAJ, uma substancia lnorgnlca e não-absorvlvel. Em nossas cirurgias, esse materia l é reti rado e enviado para análise, uma vez que até mesmo quem o aplica desconhece todos os maleffclos que pode proporcionar ao organismo. Porém, no momento da retirada desse material, já é posslvel avaliar que provoca mlcronecroses (e que, quando se une,pode levar a perda de substancia com repercussões estéticas Indesejadas e Irreparáveis).
Além dessas substancias não-absorvíveis, retiramos também uma grande quantidade de fiosde suspensão,as chamadas “espinhas de peixe”, que tentam colocar na face para suspendê-la sem nenhum descolamento e sem nenhuma reposição cl rórglca adequada nessa reg ião.
O preench lmento do sulco nasolabial pode ser uma solução 1mediatista. Isto é, se u ma paciente tem uma festa, por exemplo, onde será filmada e fotografada,esse pequeno preenchimento permite um melhor aspecto a face nesta ocasião
especial,sendoacrescido de uma boa maquilagem.No entanto,ao pensar nofuturo maistardiodessa paciente,é evidente que a reposição das estruturas anatômicas é a tlnlca sol uçáo que devolverá o formato anterior que aquela face possuía, possibilitando assim um rejuvenescimento com aspecto natural.
Outro alerta
A ci rurgia de rejuvenescimento fadai é considerada um procedi mento cl rtlrglco de grande pone, porque a face que se apresenta aos 35,40 anos de idade écompletamen te diferente do formato daquela mesma face aos 20 anos.
Quando o profissional possui um ttatamento clrtlrgico que é seguro para oferecer ao paciente – um tratamento que permite devolver o formato da facejovial, fazendo com que esse paciente se reencontre com sua própria Imagem quejá apresentou ante<lormente -.Imediatamente o cirurgião plástico se habilita a fazê-lo.Contudo, como o tratamento de rejuvenescimento facial está sendo Invadido por uma série de curiosos que não conhecem o assunto,atualmente. é multo comum ouvir:”Você está multo jovem para fazer essa cirurgia plástica ou “Você é multo jovem para ser mutilada”. Esse repenórlo nasce porque o próprio profissional que não detém o conhecimento da cirurgia plástica, que não é um especialista na área,tem receio demexer nessas estruturas faciais.E.com Isso,opta por procedimentos que não devem ser realizados, provocando assim resultadosmulto menos satisfatórios.
O que há de melhor na busca do rejuvenesci mento facial Ato operatório e Recuperação
O ato clrOrglco referente ao rejuvenescimento facial chega até sete horas de duração.Por Isso,o período de recuperação gira em tomo de 30 dias.
Em minha conceo médica, padentes que pretendem realizar uma drurgla de rejuvenescimento fadai completa. desejando estar com a aparênda recuperada do ato operatório em um evento social Importante, devem realizar esse procedimento clrOrglco, preferencialmente, 45 dias antes de tal evento. Com esse prazo, mesmo que oc0<ra alguma complicação (a exemplo de hematomas),o paciente conseguira serecuperar a tempo.
Últi mo lembrete
E fundamental esclarecer que, mesmo na cirurgia completa de rejuvenescimento facial, realizada por um profissional habilitado e com todas as condições adequadas,oresultado não é uma remodelagem da face. Ou seja, na realidade, essa cirurgia resgata formatos que aquela pessoa j apresentou, sem, no entanto, trazer nenhuma beleza nova ao rosto e nenhum formato novo à face. Ao contrrlo, a cirurgia devolver aproximadamente aquele formato que a paciente apresentava an teriormente, por melo da reposição volumétrica da face e da correção dessas estruturas que eso deslocadas de seu lugar de origem.
Para tan to, sempre é mul to Importante escolher um especial ista, pois somente ele poder proporcionar opiniões adequadas e pertl nentes,a fim de atl ngl r o melhor resultado posslvel.
Vale lembrar que a perfeição é lnatlng fvel; assim, as avaliações pré-operatórias,os planejamentos drúrg lcos,a execução do ato operatório e o pôs-operatório precisam ser realizados com multo cuidado e com multa riqueza de detalhes. Isso porque, como nao somos capazesde atingir a perfeição,ao menos, não ficaremosmulto distantes dela.
Diante de lndmerosprocedimentos I ncorretos que oferecem atualmente,qual é o tratamento de rejuvenescimento facial adequado para uma paciente ainda jovem e bonita, por volta dos 35 a 40 anos de Idade, que reconhece que sua face modificou e que deseja resgatar a forma do rosto de alguns anos atrás!
Na atualidade,a cirurgia plástica dispõe de um tratamentoseguroque promove um rejuvenescimento de forma natura com cicatrizesmulto pequenas (Incisõesde 1.Scm no couro cabeludo),sem cMesna frente da orelha, melhorando desde a reg1ao do canto da boca até a Implantação do cabelo.Ou seja, resolve problemas tanto de rugas, quanto de flacidez, comodeperda depOSlçao eperda volumétrica do terçomédio da face.
O nome deste eficiente tratamento é Rltldoplastla Videoendoscóplca, uma cirurgia de grande pMe,que é realizada por melo de pequenas I ncisões que no puxam a pele, e sim apena s reposicionam todas as estrutura s Internas da face. Isso sem fazer retirada de excesso de pele, até porque não existe sobra de pele por volta dos 35 aos 40 anos de Idade, e sim uma mudança volumétrica da face e uma queda dostecidosmoles.
E Importante saber que, a cada etapa da vida, o tratamento de rejuvenescimento facial deve ser direcionado de determinada forma. Dos 30aos 35 anosde Idade, deve-se tratar a região frontal e, s vezes,avançar até oterço médio da face. J.1 acima dos 45 anosde Idade, otratamento deve englobar a região cervical e submandlbu lar, para corrigir o excesso de pele que Já existe nessas regiões.
Enfim, todos esses procedimentos – revitalização labial, peel lng perllablal , l lpoasplraçi!o de submen to, cirurgia vldeoendoscóplca do terço superior da região frontal, vldeoendoscopla do terço médio da face, rl todoplastla convencional da regli!o cervical,pllcaturas musculares,dentre outras- precisam ser realizadosde forma associada. Nilo há um tratamento melhor do que o outro; todos são necessários, medida que as lesões se apresentem. Isso porque o envelhecimento é multlfatorlal e,por Isso,o cirurg ião plástico deve utll lzar todosostratamentospossrvels,a fim deatingir um resu ltado eficiente, natural e de uma durabilidade maior.
Durabilidade da cirurgia
Comparadas com outras cirurgias plásticas, as de rejuvenescimento facial possuem du rabilidade menor. Dependendo da allmentaçi!o, dos hábitos de sono, de exposição solar, do n fvel de estresse dlárto,dentre outros fatores que envolvem a qualidade de vida do paciente,os resultados das cirurgias que promovem o rejuvenescimentoda face duram de 8 a 12 anos.