Benefícios da Vitamina B9: regeneradora e fortificante
O Ácido Pteroil-L-Glutâmico ou Ácido Fólico é a Vitamina B9, portanto pertencente ao complexo B. É essencial para a vida útil das hemácias, evitando doenças como anemia megaloblástica e a má formação do feto nos primeiros meses da gestação, mais precisamente do sistema nervoso. O Ácido Fólico está presente em diversos alimentos da nossa dieta, mas é pouco absorvido no nosso organismo, sendo essencial a sua suplementação.
A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico ou folacina, possui fundamental importância para o nosso organismo já que é responsável pela formação de proteínas e hemoglobina. É necessário para o crescimento e divisão celular, recuperação de doenças e funcionamento perfeito do trato intestinal.
Entre os inúmeros benefícios da vitamina B9 ao nosso organismo destacam-se a sua eficácia no tratamento de anemias e na manutenção dos espermatozoides saudáveis. O ácido fólico também é indispensável para uma gestação saudável, já que aumenta a lactação. A folacina também é responsável por melhorar as ulcerações orais, auxiliar no tratamento da depressão, ajudar na prevenção de doenças cardíacas, derrame e no controlar a hipertensão.
Possui aspecto de pó cristalino amarelo, amarelo amarronzado ou laranja amarelado e é inodoro. As indicações de uso comportam: suplementação alimentar, tratamento de anemia, inclusive a hemorrágica, tratamento de doença hepática, prevenção de doenças na gestação, fotoproteção, prevenção de problemas de pele causados pela radiação, prevenção e tratamento de queda capilar e suplementação de folato (substância essencial ao funcionamento metabólico).
Pode ser encontrado em alimentos como: feijão, fígado, nozes, laticínios, cenoura, gema de ovo, abacate, abóbora e melão. A carência dessa substância pode acarretar: cansaço, fraqueza, irritabilidade, esquecimento, insônia, cãibras musculares, confusão, depressão e demência.
Conheça os benefícios: Vitamina B9 – Ácido Fólico
Previne a queda de cabelo
A vitamina B12 age principalmente no couro cabeludo. A deficiência de Ácido Fólico pode levar à queda de cabelo e em alguns casos à calvície aguda. Se suplementada na quantidade adequada pode auxiliar no crescimento do cabelo.
Promove restauração da pele
O Ácido Fólico favorece a absorção de nutrientes por todo o corpo e a condução da corrente sanguínea até os tecidos. Dessa forma, ao nutrir as células, promove a regeneração celular e a restauração dos tecidos, para uma pele muito mais viva e saudável.
Controla a oleosidade
Este é um ativo que auxilia no controle da oleosidade da pele e dos cabelos. Na pele, este efeito é capaz de combater e prevenir a acne e a dermatite. Nos cabelos, o crescimento é potencialmente estimulado.
Resultados na pele
- Auxilia na formação do tubo neural do feto durante a gravidez;
- Auxilia na síntese de aminoácidos e no processo de divisão celular;
- Auxilia na síntese de aminoácidos;
- Auxilia no processo de divisão celular;
- Auxilia na formação das células vermelhas do sangue;
- Contribui para o bom funcionamento do sistema imune;
- Atua no controle da oleosidade da pele;
- Restaura e devolve saúde para a pele;
- Fortalece unhas e cabelos, prevenindo a queda destes.