Os dias mais frios Já chegaram. Cenário ideal para realizar uma cirurgia plástica, certo] Em parte, sim. O movimento intenso nos consultórios micos. durante o Outono e o Inverno, comprova que os pacientes optam por essa época para renovar o visual. Essa iniciativa parte também de alguns cirurgiões, que orientam a realização deum procedimento cirúrgico durante os meses mais frios. E quais seriam os benefícios então?
Exposição solar um grande inimigo
As cirurgias plásticas exigem um cuidado criterioso no pós operatório, como evitar a exposição solar. O risco dessa prejudica a cicatrização, Podendo provocar manchas na pele e cicatrizes escurecidas. Segundo o cirurgião plástico Dr. Naif Thadeu de Andrade, membro da Sociedade Brasileira de cirurgia Plástica e que atua há mais de 20 a nos com a especialidade, as manchas roxas podem se perpetuar na coloraç.io marrom. uma vez expostas à radiação solar, devido a um pigmento do próprio sangue
extravasado na região operada . Esse pigmento por ser rico em ferro, apresenta a cor ferruginosa, e caso haja a precipitação na pele por ação do soro, ressalta o especialista.
Diante disso, uma cicatriz recente exposta ao sol pode acabar com o resultado de uma cirurgia plástica, tornando-se escura. Isso ocorre porque o corte realizado na pele provoca uma reação do organismo, que libera melanócitos, deixando a região naturalmente escura. A ação solar nessa área potencializa essa reação, aumentando as chances do aparecimento desse efeito Inestético.
Assim, a necessidade de manter distância do sol é o primeiro ponto a favor de realizar uma cirurgia plástica no Inverno. Nesse período, como os raios solares são tímidos, é mais fácil seguir as orientações médicas e evitar os banhos de sol, que são freqüentes na Primavera e no Verão. ( importante lembrar que a exposição solar ocorre independente das vestimentas ou de proteções popularmente usadas, como o guarda-sol e até a sombrinha .Essas proteções apenas aliviam a sensação térmica, porém permitem que os raios solares desencadeiem todo esse processo tão temido, explica o cirurgião plástico Dr. Naif, que completa: “outra crendice sem nenhum fundamento científico é cobrir o local que se deseja proteger do sol; pura bobagem ,pois esse efeito deletério do sol tanto se faz presente no local exposto como a distância”.
Sentir-se bem
Outro ponto que favorece a realização de uma cirurgia plástica no Inverno é o calor intenso das estações quentes. No Verão, por exemplo, algumas pessoas retêm mais líquidos, levando a um inchaço natural do corpo. Com isso, a combinação “calor e cirurgia plástica” pode levar a um edema (inchaço) comum no pós-operatório de qualquer cirurgia mais acentuado, causando incômodo para o paciente.
O tempo frio ainda toma o uso de malhas cirúrgicas – necessárias após alguns procedimentos (como lipoaspiração ou abdominoplastia) – mais tolerável. Além de esquentarem o corpo da paciente, o que seria desconfortável em meses de calorias malhas ou outros curativos são facilmente escondidos por roupas mais largas no Inverno.
Verão com tudo em cima
Mas a principal vantagem que o Inverno apresenta é, sem dúvida, a possibilidade de se preparar para o Verão. As mulheres em grande parte, aliam todas as vantagens já citadas à preocupação de chegar com tudo em cima na hora de vestir o biquíni e se expor na praia. E como há uma diferença de três meses entre o Inverno e o Verão, o paciente tem tempo suficiente para se recuperar completamente. independente da cirurgia plástica escolhida.
Para finalizar, o Dr. Nalf Thadeu salienta: deve-se lembrar que multo mais lmportante que o frio, para a realização de uma cirurgia plástica a alimentação adequada, o tempo dedicado para a recuperação no pós-operatório e uma fisioterapia competente e frequente, para facilitar a recuperação dos tecidos operados .