Os prebióticos e probióticos são dois tipos de substâncias que desempenham papéis importantes na promoção da saúde intestinal, mas eles têm funções e propriedades distintas:
-
O que você vai ler
ToggleProbióticos:
- Probióticos são microorganismos vivos, como bactérias ou leveduras, que podem ser benéficos para a saúde quando consumidos em quantidades adequadas.
- Esses microrganismos benéficos ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhorando a digestão e a absorção de nutrientes, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para a saúde em geral.
- Alimentos ricos em probióticos incluem iogurte, kefir, chucrute, kimchi e suplementos probióticos.
-
Prebióticos:
- Prebióticos são substâncias não digeríveis que servem como alimento para os probióticos e outras bactérias benéficas no trato gastrointestinal.
- Eles promovem o crescimento e a atividade das bactérias benéficas no intestino, ajudando a manter um equilíbrio saudável da flora intestinal.
- Fontes comuns de prebióticos incluem fibras alimentares, como inulina, frutooligossacarídeos (FOS) e oligofrutose, que são encontrados em alimentos como cebola, alho, bananas, aspargos, alcachofras e aveia.
Em resumo, probióticos são microorganismos vivos que promovem a saúde intestinal, enquanto prebióticos são substâncias não digeríveis que servem de alimento para as bactérias benéficas no intestino. Muitas vezes, eles são usados em conjunto para melhorar a saúde digestiva e geral.