fbpx

Ginecomastia

Ginecomastia é definida como o aumento do tecido mamário em homens. O critério para diagnóstico de Ginecomastia varia de acordo com o autor; Alguns consideram um disco glandular maior que 0,5 cm, e outros, maior que 2 cm de diâmetro.

Trata-se de uma afecção comum que pode acometer homens em todos as faixas etárias e é um achado relativamente comum.

Estradiol e progesterona estimulam o crescimento mamário da mulher adulta. Enquanto o estradiol promove crescimento ductal, a progesterona atua sobre o desenvolvimento alveolar. Para que os efeitos estrogênico e progestagênico se manifestem por completo, são necessárias ações de outros hormônios, como prolactina, GH e IGF-1.

Em contrapartida, os andrógenos impedem o desenvolvimento mamário. Esse cenário torna-se mais complexo na medida em que os estrógenos podem advir da conversão periférica de andrógenos como a androstenediona e a testosterona pela enzima aromatase.

A Ginecomastia decorre de um desbalanço entre a ação estrogênica e androgênica sobre o tecido mamário masculino. No desenvolvimento normal, existem situações em que esse desbalanço é considerado fisiológico, como ocorre no período neonatal, na puberdade e na senilidade. Distinguir essas situações fisiológicas de condições patológicas (algumas graves, como as neoplasias) é o principal desafio do clínico diante de um caso de Ginecomastia.

Todo paciente que se apresenta com Ginecomastia deve ser submetido a história e exame físico com particular atenção ao uso de medicamentos, drogas e álcool. Sinais e sintomas das doenças sistêmicas, como hipertiroidismo, Hipogonadismo, insuficiência renal ou hepática, devem ser pesquisados ativamente.

A idade de instalação e a velocidade de progressão do quadro podem auxiliar no diagnóstico diferencial. Progressão rápida da Ginecomastia geralmente se associa a um excesso na produção hormonal. O exame físico deve ser feito com o paciente deitado em posição supina e palpação da periferia para o centro. O tecido mamário deve ser medido no seu diâmetro transverso.

Agende aqui seu tratamento

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Especialidades

Entre em contato 😉

Nossas redes sociais

Receitas Saudáveis